Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Mais sobre ovos

Os ovos me surpreenderam mais uma vez. Depois de comer o maravilhoso ovo poché fresco, fui ler o último número da revista Prazeres da Mesa e topei com uma reportagem sobre o ingrediente e uma entrevista com a chef Mari Hirata. Ouvi falar da Mari pela Nina Horta, que escreve às quinta-feiras na Folha de São Paulo. Ela descreveu tão bem a chef brasileira/nipônica que eu fiquei morrendo de vontade de conhecê-la melhor, então quando a vi na revista não tive dúvidas e fui correndo ler a reportagem e é daí que veio a minha segunda surpresa. Mari está morando no Japão agora e contou as novidades de lá. Falou do leilão de ovos que acontece quando chega o final da tarde, isso porque, acredite, ninguém vai querer o ovo velho no dia seguinte! Na “liquidação” o ovo pode chegar até 1/3 do preço da manhã! Às vezes 5 dólares, cada um! Lá tudo é levado tão a sério que os ovos têm um rigoroso controle de qualidade, a validade vem carimbada no ovo e não na caixa. O alto consumo de ovos no Japão é “uma questão de hábito e informação”, esclarece Hirata, o país é o segundo maior consumidor mundial. O primeiro é o México. Nada de preocupações com a salmonela ou com o colesterol...

Nenhum comentário: