Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Guarnições com legumes

A 13ª aula do curso de chef de cuisine do Espaço Gourmet Gastronomia foi leve, claro, pois legumes são coadjuvantes que não pesam e ainda são saudáveis e fáceis de preparar. Acho que por isso, alguns pretendentes ao posto de chef faltaram a aula e procuraram emoções mais fortes, parece que foram ao show do Iron Maiden, na pedreira. Seguindo o tema "leve" a dica da aula foi: “é preciso soltar-se”. Se bem que alguns não precisam, acho que já são bem "soltinhos". Quem ensina é o chef Agui, diz ele que é preciso olhar a receita, mas, principalmente usar o bom senso e a experiência. "Nada impede de acrescentar alguma coisa que não está previsto”. Ele deu como exemplo a carne moída refogada para rechear a abobrinha que grudou na panela... “Por que não deglaçar com vinho e aproveitar o resíduo no molho”, provoca. “Só porque não está na receita não é proibido”, ele diz isso logo para mim que sigo tudo a risca! “Não é para esquecer a receita”, reforça, mas com algumas técnicas já dominadas, chegou a hora de ousar, hum... “Às vezes o resultado pode ficar melhor”, insiste ele, ou não, penso eu...

Nenhum comentário: