Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Chef de cuisine: 19ª aula

A penúltima – a 19ª – aula do módulo básico do curso de chef de cuisine do Espaço Gourmet Gastronomia foi marcada por um clima “final de segundo tempo”. No meio de tantos homens, impossível não falar de futebol, ele sempre vem à tona. Aliás, os homens estão em peso na área e todos no ataque. As mulheres estão na torcida, esperando serem conquistadas por belos pratos ou apenas beneficiando-se das melhores versões produzidas pelos atletas do fogão. Na terça-feira, na sala ao lado da nossa, numa aula de “cozinha trivial” via-se mais de 10 representantes do sexo masculino para uma mulher, apenas uma. Como podem notar poucas se arriscam. Esqueci de comentar que na aula antes da Páscoa fui abandonada pelas duas colegas de classe e, sozinha no grupo, fui paparicada (nem precisei lavar louça) e ganhei elogios.

Assim vamos chegando ao final do módulo básico com muito mais descontração e brincadeiras, afinal, foram muitas horas entre panelas, técnicas e receitas, só falta agora a aula de sobremesas. Alguns pretendentes ao cargo de “chef” vão continuar cursando o próximo módulo, embalando na formação bem rapidinho, pela frente mais 6 módulos; outros não decidiram. Eu ainda não sei, acho que quero menos teoria e mais prática, além de um pouco de descanso. Gostei da idéia de formar uma confraria lançada no último encontro, espero que vá adiante. Estamos tentando criar um grupo de conversação também, mas se pensarem, ele pode existir aqui neste espaço, que é bem democrático e pouco explorado. É bom dividir interesses. Por isso, curti os relatos dos colegas ao final da aula sobre as expedições gastronômicas por outros mares. Faltaram fotos e cardápios...É preciso repartir.

Nesta terça-feira (25) variações das preparações com carne da cozinha clássica: polpetone, picanha ao café Paris e paleta de cordeiro assada, tudo muito simples.

Nenhum comentário: