Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quinta-feira, 20 de março de 2008

17º aula: preparações com peixes e frutos do mar

Hora de testar o conhecimento e aprender francês. Depois de mais de 15 aulas, os alunos já deveriam saber muita coisa, diz o professor. Mignonnete? Pimenta “quebrada”.

Gard manger? Era a pessoa que cuidava dos alimentos, hoje, virou o responsável pelas entradas frias, como saladas e carpaccios.

Mise-en-place? Essa é fácil. Podem esquecer que a água para o tomate concasée deve estar fervendo e que deve ser suficiente para cobri-los, ou que a panela para saltear um ingrediente deve ser pré-aquecida e que não se pode colocar o ingrediente em grande quantidade porque vai juntar água, mas se existir alguém que ainda não sabe que esse termo em francês significa colocar a “praça” em ordem, pode desistir aqui.

Quer mais? Qual a diferença entre ervas de Provence e finas ervas? As primeiras, mais resistentes, como alecrim, tomilho e louro, agüentam um longo tempo de cozimento, já as ervas finas, entre elas a salsinha, sálvia e manjericão, são colocadas sempre no final. Chiffonade? É o corte de folhas, em tirinhas, como a couve. Isso não tem fim...

Nenhum comentário: