Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

6ª aula

Eu fiz um ovo pochê! Não sei se você sabe avaliar a importância disso. Se você nunca fez, ou nunca comeu – como eu até então –, ou nem gosta muito de ovo, ou não se interessa nem um pouco pelo o assunto, então, isso pode não significar nada. Mas, se você gosta de ovo, ou se já tentou fazer e não conseguiu vai entender o sabor dessa vitória. A 6ª aula do curso de chef do Espaço Gourmet Gastronomia foi sobre métodos de cocção, entre eles o chamado pochê, do francês “pocher”, que quer dizer cozinhar um alimento imerso em um líquido, com pouca quantidade e na temperatura certa, bem explicado.Esse é o ovo pochê do professor. Perfeito! Mas o meu - aí embaixo - também ficou caprichado!

Na turma, apenas um aluno sabia fazer e provou que sabia! Parecia muito difícil, mas não foi, com a explicação, muito clara, do chef Leo todos acertaram, bem quase todos...

Vou confessar que dá uma certa agonia na hora de "cobrir" a gema e tirar o ovo da panela, mas é mais ou menos como a história do peixe, só que mais limpa. Não pense muito, vá lá e faça! Então, comece colocando água numa panela, numa altura de 6 cm mais ou menos. Quando a água ferver acrescente um pouco de vinagre branco, estragão seco e o ovo. Reduza o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns dois e meio a quatro minutos. A gema permanece quase líquida. Agora é preciso uma certa concentração para retirar o ovo com uma escumadeira e também na hora de “jogar” delicadamente a clara em cima da gema, fechando-a como um “pacotinho”. Vá em frente, é fácil. Depois tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e use sua criatividade: pode servir com uma torrada, em um caldo (você já sabe fazer), com um molho da sua preferência, sobre espinafre refogado ou outro legume. E impressione quem você quiser, já está podendo...Até eu comi! Quem disse que eu não gostava?

Dica: se não tiver uma panela pequena, como nós, pode usar um aro.

Adivinhem o que eu vou fazer com os ovos abaixo...Continuo amanhã. Até!

Nenhum comentário: