O ano 5768 já chegou: Shana Tová ao povo judeu. Com ele, o chalá, pão redondo de massa doce e macia, e os doces de maçã e os de mel para que o ano seja doce e bom, e o peixe, que representa a imortalidade e a fertilidade. Minha contribuição será a reprodução de uma receita de bolo de mel da chef Andrea Kaufmann. Quem procura mais aventura pode tentar "As Delícias da Cozinha Judaica", Ed. Globo, R$ 34,00.
Bolo de mel
20 porções; 1h20 minutos médio
Ingredientes
500g de açúcar; 6 ovos; 1 copo de mel; 1 copo de café bem forte; 1 copo de óleo; suco e casca ralada de 1 limão; 600g de farinha de trigo; 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó; 1 colher (café) de bicarbonato; 1 maçã ácida ralada com casca no ralador grosso; 150g de uvas passas brancas sem semente; 300g de nozes. Para a calda de chocolate: 700g de chocolate em barra meio amargo e 300g de creme de leite.
Preparo
Bata bem o açúcar, as gemas e o mel até formar um creme. Junte o óleo, o café, o suco e a casca do limão. Adicione lentamente os ingredientes secos, em seguida a maçã, as passas passadas na farinha, as nozes partidas em pedaços e, por fim, as claras em neve. A massa rende bastante, por isso unte uma fôrma retangular grande e uma redonda pequena com óleo e papel. Separe algumas nozes em metades, passe na farinha e jogue em cima da massa. Asse em forno médio até o palito sair seco. Tire o bolo da fôrma quando tiver quase frio. Calda de chocolate: Em banho-maria, derreta o chocolate com o creme até adquirir consistência de calda. Regue o bolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário