Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Técnicas: para leigos e estudantes, profissionais e donas-de-casa

Acredite, é possível aprender a cozinhar somente com livros. Além daqueles assinados pelos grandes chefs, não deixe de consultar os que trazem as técnicas. Estes são essenciais, eu diria. Em setembro saiu o primeiro livro sobre o assunto editado aqui, é o “400g – Técnicas de Cozinha” assinado por três chefs, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli e por Betty Kövesi, todos professores da Escola Wilma Kövesi de Cozinha. O livro é uma extensão do curso das Kövesi, bem didático. Veja também as obras traduzidas para o português: o francês “Le Cordon Bleu: Todas as Técnicas de Culinária” e o americano “O Essencial da Cozinha”. Recentemente tivemos outra boa notícia que foi a reedição da bíblia dos gourmands: “O Grande Dicionário de Culinária” de Alexandre Dumas – o autor de “Os Três Mosqueteiros” e o “Conde de Monte Cristo”. Todas as vezes que foi lançado, o livro se esgotou rapidamente e agora veio numa edição completa, com 413 receitas e 615 verbetes, em uma linguagem leve e muitas vezes divertida. Dumas, mais conhecido pelas obras de ficção, era um defensor da natureza e dos animais.

3 comentários:

Unknown disse...

E da literatura gastronomica francesa, Ju, o que você me recomenda?
Estou fazendo um tournedo au poivre aqui, seguindo a sua receita. Sabe como é né, a falta de experiência aqui, mas acho que vai dar certo!

Unknown disse...

Nossa, ficou MUITO bom, de verdade!
Não sei se sou eu que estou pegando o jeito, ou se a receita que era facil, mas de qualquer forma, ficou divino! Ainda mais com um bom vinho nacional haha...
Continue com as receitas assim Ju, que eu ja virei frequentador assiduo aqui!
Alias, a proxima é um "picadinho do presidente", so tenho que esperar a inspiraçao!
Beijos, e muitas saudades!

Jussara Voss disse...

Oi Bernardo! É fácil mesmo, não é? Sem segredos! Continue assim.
Estamos com saudades também! Beijo, Ju