Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

domingo, 7 de outubro de 2007

Cozinhar, eu?

Quando eu digo que para cozinhar só é preciso bons ingredientes, uma boa receita e vontade, ou melhor, um pouco de dedicação (para não dizer amor, se não me chamam de “romântica”), as pessoas sem prática na arte não acreditam. Mas, é verdade! A prova disso é o retorno que novos adeptos dão. Para incentivá-los vai uma receita fácil, fácil, do mestre Sérgio Arno, testada no fim de semana. É o “maccheroni ao ragu de vitela e mussarela”. Eu fiz com posta branca e tirei a mussarela de búfala, juro que não fez falta.

Aqueça 1 xícara de azeite e refogue ½ cebola, 2 talões de salsão, 2 cenouras, 2 dentes de alho, ½ xícara de manjericão e ½ xícara de cheiro-verde todos bem picados (não fique com preguiça e capriche!). Quando começar a dourar junte a carne (500 g de carne moída ou em pedaços) e refogue por 15 minutos aproximadamente (até que fique dourada, pode até queimar um pouquinho). Acrescente 1 folha de louro e 1 copo de vinho tinto (lembre que você não precisa usar o vinho que você irá degustar, mas também não pode usar aquele que você acha que não dá nem para vinagre!). Depois que o vinho evaporar, junte 500 g de tomates sem pele e sementes (novamente, deixe a preguiça de lado; é só jogar água quente e deixar os tomates imersos que a pele sai bem fácil) e 1 xícara de caldo de carne, sal e pimenta. Cozinhe em fogo brando por mais ou menos 1 hora, o tempo vai depender do tipo de carne. À parte, cozinhe o maccheroni com bastante água, escorra e misture ao molho. Eu servi só com queijo pecorino ralado, na receita original, Arno manda colocar em um prato refratário, espalhar o queijo ralado por cima e acrescentar 4 bolas fatiadas de mussarela de búfala e levar ao forno preaquecido para gratinar, achei totalmente dispensável.

Nenhum comentário: