Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Bistrô Poivre Vert


Zico Garcez antes de ser empresário, é também um relações públicas, conhece todo mundo na cidade, além de ser ótimo cozinheiro, tudo ao mesmo tempo e com o maior prazer porque é apaixonado por gastronomia. Já passou por outras experiências na culinária, teve loja e promoveu cursos, e há seis meses partiu para uma nova empreitada abrindo, em sociedade com o chef Leônidas Hoffmann e Rodrigo Bozzi, o Bistrô Poivre Vert. Casa cheia desde a abertura, o restaurante, de decoração simples, parece que agradou aos curitibanos e faz sucesso. O restaurante fica na rua Cel. Dulcídio, 188, no Batel, e também oferece o serviço de catering. Na foto, Zico com o chef Leônidas. Fone: 41 3322-5797. Confira as especialidades da casa.




Champignon's a la creme

Delicioso!


Filet au Poivre Vert


Carro-chefe.

Sorvete com calda quente de chocolate

Um sucesso sempre!

Lágrimas

O excelente blog do jornalista Luiz Horta sobre vinhos (http://glupt.blig.ig.com.br) acabou!? Como pode? E o chef Francisco Minoli do Vero Bistrô - promessa curitibana - vai embora para a Nova Zelândia!? Como pode!?

Mais uma da Vino!Batel

Que fôlego! A Vino!Batel está comemorando dois anos com uma séria de eventos. Sorte nossa! O próximo jantar, harmonizado com quatro safras do prestigiado Cabo de Hornos, será com o enólogo chefe da vinícola chilena Viña San Pedro Marcos Puyo no próximo dia 7 de novembro. De acordo com Raphael Zanette, esse vinho é reconhecido mundialmente como um dos melhores chilenos. O menu será especial, só para dar uma idéia: pães artesanais, legumes grelhados na manteiga e azeite de manjericão, ravióli de coelho e mousse de coco fresco com baba de moça. Tem mais. R$ 190,00 por pessoa. Reservas: 41 3029-9988.

Voltei

Fora do ar. Um temporal e metade da cidade no escuro. Eu fiquei quase dois dias sem eletricidade, como viver sem!?

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O bom cozinheiro

“O bom cozinheiro é como um feiticeiro que distribui felicidade”. Elsa Schiaparelli

Receita do Oliver testada


Eu fiz a receita que Oliver Anquier ensinou na inauguração da cozinha gourmet do Espaço do Arvoredo, só que não fiz com o carré de cordeiro (veja em receitas, ao lado). Neste fim de semana a testamos em um pernil, ficou muito bom. Aprovado. Detalhe: na foto faltou o molho.

Morangos divinos


Morango orgânico com fava de baunilha orgânica e açúcar cristal orgânico porque todo mundo merece ser feliz! O chef Christophe Besse me ensinou como incrementar uma salada de frutas ou, o já delicioso, morango. Fácil, fácil, e eu que adoro receitas assim, adotei, quem não gosta, não é? Corte as frutas, coloque açúcar e abra uma fava de baunilha e espalhe por cima. Leve à geladeira e deixe marinar por duas horas mais ou menos. Outra opção é usar gengibre no lugar da fava. É só isso e fica divino. Depois aproveite a fava que sobrou e coloque no açucareiro, assim você terá açúcar de baunilha. Fava de baunilha é um daqueles milagres da natureza, tem um perfume irresistível. Você encontra a baunilha em fava orgânica no Empório Francisca Gourmet no Mercado Municipal (veja lojas aqui ao lado). Açúcar cristal orgânico é da Native e é encontrado em supermercados.

Polpa orgânica

Busco qualidade de vida, equilíbrio, produtos saudáveis, por isso, adorei saber da existência de um produtor de morangos orgânicos que também produz polpas de morango e de outras frutas. A “Polpa Verde” pode ser encontrada nos principais supermercados de Curitiba. Vou procurar.

domingo, 28 de outubro de 2007

Pequenos prazeres

Do jornalista Renato Machado para o amigo e colunista Zózimo, que reproduzo para vocês! “Enquanto houver champanhe, haverá esperança”. Zózimo faleceu em 1997, com 56 anos, e durante muito tempo exibiu a frase acima no seu escritório. Autor da gíria "patricinha", ele fez história no colunismo nacional. Boa semana!

Garfo e faca


Autoridade em etiqueta e tendências, Glória Kalil falou no Fantástico hoje (28) sobre o uso correto dos talheres: a faca é colocada do lado direito e o garfo do lado esquerdo, então, come-se assim, nada de ficar trançando os talheres! E isso é só um dos muitos detalhes que devem ser seguidos à mesa.

Paella



Eles sabem fazer festa. Olha o tamanho da paella servida no Centro Espanhol do Paraná para comemorar o Dia da Hispanidade. Mais de 700 pessoas provaram a iguaria. Ano que vem tem mais.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Para homens

Pensaram em vocês: "Guia Para a Sobrevivência do Homem na Cozinha", de Alessandra Porro (Editora Objetiva, 3ª Edição). A dica é para quem quer começar na arte de se divertir e ter prazer. Tem gente que não acredita em receitas, para elas cozinhar quer dizer criação, invenção. Penso diferente, acho que primeiro precisamos conhecer o que já foi testado por gente que sabe o que faz. Estudar o assunto também é preciso, depois vem a aventura. Então, receita na mão e sucesso! Volto segunda, depois de um breve espaço para o descanso.

Irresistíveis


Pão integral, pão de sete grãos, pão com nozes, pão de azeite de oliva, mais de 30 tipos de doces. Boulangerie Provence, a melhor casa de chá da cidade, de acordo com os jurados da revista Veja é realmente boa e fica na Bruno Filgueira, 548, no Batel. Telefone: 41 3343-9911.

Tentação


Denise Carvalho está em Paris, novidades para a sua Boulangerie Provence na bagagem.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aos leitores

quem me lerá

amanhã

quando for

amanhã

amanhecerá

a flor

& a letra

que agora é minha

e linha?

quem te lerá

notícia adventícia

nesta superfície

Paulo Leminski

Oli Gastronomia no novo Vimax




Cardápio enxuto: ovos mexidos, croque monsieur, bruschetta, saladas, duas opções de massa, duas sobremesas, vinho e espumante em taça, além de chás e cafés especiais, tudo com a grife Geraldine Miraglia, eleita chef revelação em 2006 pela revista Gula. Estou falando do café/bistrô Oli Gastronomia no Vimax, a casa repaginada, com muito bom gosto, do talentoso Vitor Gonçalves no Batel. Fone 41 3342-1286.

Harmonia e qualidade

O endereço principal do Oli Gastronomia, aberto em 2005, é restaurante e panificadora juntos. O local é de muito bom gosto e tem um agradável terraço externo, ideal para um café da manhã no sábado. Fica na tranqüila rua Senador Saraiva, 209, no bairro São Francisco. Fone 41 3016-8696. Pode ir.

Tem que conhecer


Os tradicionais e maravilhosos pães, biscoitos doces e salgados, bolachas e grissinis da Oli Gastronomia.

Turgenev, Little Poems in Prose

“O gênio do amor e o gênio da fome são duas forças poderosas que impulsionam todas as coisas vivas”.

Natureza feminina: um mistério a desvendar

A Tudo Gastronomia & Design promove na próxima quarta-feira (31) às 20h uma palestra com Barbara Mathieu. Formadora do Método Rességuier de Reabilitação Integrada e fisioterapeuta, Barbara é membro fundadora do Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa em Reabilitação segundo o Método Rességuier (IMR-BR). A palestra “Ao Encontro do Feminino” será regada com o vinho Malbec de France “Le Plant du Roy” – uma cortesia da Compagnie Vins de France – e é para mulheres e homens que gostam delas... Informações pelo telefone 41 3026-0241.

A lista dos melhores

Todo mundo tem uma atração pelos “melhores”, por isso, lá vai a lista que ficou conhecida por aqui desde que o chef brasileiro Alex Atala entrou para o rol. Quem escolhe? Mais de 500 críticos, donos de restaurantes e chefes de cozinha de todo o mundo. A relação dos "50 Melhores Restaurantes do Mundo" é da revista britânica Restaurant, responsável pela publicação há cinco anos. A premiação é tão importante que uma revista de Portugal comemorou a classificação do nosso Atala, foi um consolo, desabafaram os portugueses, porque desde que a lista foi criada, em 2002, eles nunca ficaram entre os "50 mais”. O anúncio do prêmio em 2007 aconteceu numa cerimônia no Museu de Ciências de Londres. O grande campeão foi o restaurante El Bulli, do prestigiadíssimo chef Ferran Adriá, que já havia conquistado este título na primeira edição do prêmio, em 2002, e, nos anos consecutivos, esteve sempre entre os 3 primeiros colocados. O "preferido dos chefes" foi este ano para Pierre Gagnaire, e a "melhor relação qualidade/preço" foi para o clássico londrino Le Gavroche, 27.º no ranking.

Conheça os vencedores do prêmio rivalizado com as estrelas do Michelin: 1 - El Bulli (Espanha); 2 - The Fat Duck (Reino Unido); 3 - Pierre Gagnaire (França); 4 - French Laundry (EUA); 5 - Tetsuya (Austrália); 6 - Bras (França); 7 - Mugaritz (Espanha); 8 - Restaurant Le Louis XV (Mônaco); 9 - Per Se (EUA); 10 - Restaurante Arzak (Espanha); 11 - El Celler de Can Roca (Espanha); 12 - Gambero Rosso (Itália); 13 - L'Atelier de Joël Robuchon (França); 14 - Hof van Cleve (Bélgica); 15 - Noma (Dinamarca); 16 - Le Calandre (Itália); 17 - Nobu (Reino Unido); 18 - Jean Georges (EUA); 19 - Hakkasan (Reino Unido); 20 - Alain Ducasse au Plaza Athénée (França); 21 - L'Astrance (França); 22 - Can Fabes (Espanha); 23 - L'Ambroisie (França); 24 - Gordon Ramsay (Reino Unido); 25 - La Maison Troisgros (França); 26 - Le Bernardin (EUA); 27 - Martin Berasategui (Espanha); 28 - Le Gavroche (Reino Unido); 29 - Le Cinq (França); 30 - Charlie Trotter's (EUA); 31 - Dal Pescatore (Itália); 32 - Daniel (EUA); 33 - Rockpool (Austrália); 34 - St John (Reino Unido); 35 - Chez Dominique (Finlândia); 36 - Alinea (EUA); 37 - Bukhara (Índia); 38 - D.O.M. (Brasil); 39 - Oaxen Skärgårdskrog (Suécia); 40 - Chez Panisse (EUA); 41 - Enoteca Pinchiorri (Itália); 42 - Cracco Peck (Itália); 43 - L'Arpege (França); 44 - The River Café (Reino Unido); 45 - Oud Sluis Oud Sluis (Holanda); 46 - Combal Zero (Itália); 47 - Le Quartier Français (África do Sul); 48 - Taillevent (França); 49 - Bocuse (França); 50 - Les Ambassadeurs (França).

Carré de cordeiro


Olivier Anquier preparou como prato principal no jantar que fez em Curitiba recentemente um carré de cordeiro. Aqui vai a receita.
Ingredientes: 3 costeletas de cordeiro; 3 pêras do tipo Williams; 2 batatas; tomilho, alecrim ou rosmaninho e sálvia (10 g de cada); pimenta e sal a gosto; 3 dentes de alho; sumo de 1/2 limão; 200 ml de azeite.
Prepare assim: em uma assadeira, coloque as pêras e as batatas com casca e cortadas em pedaços. Pique o tomilho, a sálvia e o alecrim ou rosmaninho e despeje em um pilão, acrescente pimenta (moída na hora) e sal grosso, os dentes de alho (pode colocar com casca), e amasse bem. Por fim, regue tudo com o suco de limão (pode amassar o limão com casca) e 100 ml de azeite; amasse tudo muito bem e acrescente mais 100 ml de azeite; pincele as costeletas com o preparado do pilão e coloque-as em uma assadeira, assim como os temperos que sobraram do pilão; misture tudo com as mãos e leve ao forno pré-aquecido no máximo, durante 15 a 20 minutos. Bom apetite.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os melhores de São Paulo


A revista Gula divulgou a oitava edição do Prêmio Gula São Paulo. Os eleitos foram indicados por um júri formado por gourmets, críticos e especialistas, com peso de 70%, e pelo público que votou pela internet, com peso de 30%. Entre os campeões estão: Alex Atala (chef do ano) e D.O.M (restaurante contemporâneo); José Barattino do Emiliano (chef revelação); Vento Haragano (churrascaria rodízio); Don Curro (restaurante espanhol); La Brasserie de Erick Jacquin e Le Coq Hardy by Pascal Valero (francês); Due Cuochi Cucina (cozinha italiana); La Pasta Gialla (cantina italiana); Jun Sakamoto (japonês); Amadeus e Porto Rubaiyat (peixe); Braz e Speranza (pizzaria); Antiquarius (portuguesa). A Casa Fasano levou melhor maître – Enio Gonçalves –, bar de hotel, buffet de festa, sommelier – Manoel Beato –, segundo lugar para chef do ano – Salvatori Loi –, e restaurante de alta cozinha italiana. O grupo Rubaiyat, além de melhor restaurante de peixe, levou bar de restaurante, churrascaria restaurante (Baby Beef), feijoada, carta de vinhos e sommelier (Fabiano Aurélio). Sergio Arno (La Vecchia Cucina), Luigi Tartari e Toninho Buonerba (Jardim de Napoli) foram homenageados com o Troféu Gula. Agora vamos aguardar os escolhidos em Curitiba, que participou da 3ª edição do Prêmio Gula. A votação terminou em 15 de outubro.

Cachorro-quente

Talvez a história do cachorro-quente vá além do século passado, seu surgimento é incerto, dizem que foi na Alemanha quando um açougueiro resolveu batizar o sanduíche que tinha inventado com o nome do seu cachorro. Certeza mesmo é que foram os americanos que o deixaram famoso e que é um lanche barato, rápido e fácil de fazer (mesmo com todas as invenções malucas que incluem tomate seco, milho e não sei mais o quê, totalmente dispensáveis na minha opinião). Apesar da fama, confesso que o dito não me atrai muito. A vina, ou melhor, a salsicha de origem incerta me deixa sempre apreensiva, sendo assim, mesmo tendo lido uma reportagem de página inteira no principal jornal da cidade que contava a trajetória de dois caras que instalaram uma barraquinha no bairro do Cabral e que era sucesso de vendas por várias razões, entre elas, qualidade, higiene, atendimento etc., etc., e morando a apenas uma quadra do ponto deles, não tinha experimentado ainda, mesmo sabendo do lanche vegetariano. Com o blog e a obrigação dar boas dicas aos leitores, e o incentivo de uma amiga, fui lá. É claro que minha escolha recaiu na salsicha vegetariana (de soja) porque sempre que posso dou preferência para itens mais saudáveis. Herança dos tempos da macrobiótica. E não é que é bom mesmo! Os donos, Paulo e Carlos, são super simpáticos e cuidam de tudo com muito carinho. Eles trabalhavam em outra área e só cozinhavam como voluntários em projetos assistenciais, mas o gosto pela comida e a vontade de abrir um negócio próprio levaram os dois a arriscar, como não tinham dinheiro para abrir uma lanchonete começaram pequeno. Assim surgiu o "Super Dog" há três anos e meio. “O resultado foi positivo. Como todo trabalho, às vezes cansa muito, ainda mais por se tratar de um cachorro quente de rua, mas o resultado final é bem positivo, mesmo nos dias de chuva e frio”, comemoram. De acordo com os proprietários, o diferencial está no atendimento e na variedade, são 15 tipos de lanches, incluindo os vegetarianos, além dos especiais, montados de acordo com a vontade do freguês. “Achamos isso bem importante, procuramos ser atenciosos com todo mundo e cuidamos do ambiente para que seja um lugar em que todos possam se sentir à vontade, sempre ouvindo o cliente para saber o que ele deseja”. Mas outro detalhe chama a atenção: a limpeza e higiene do local. “Somos chatos quando o assunto é limpeza”, confessa Carlos. E a salsicha vegetariana? Será que é procurada? “A venda dos vegetarianos aumentou muito e fica em torno dos 40% do total comercializado”, dizem. Como foi que surgiu a idéia? Os dois são vegetarianos e queriam inovar. “Fomos atrás de um lugar que fizesse pão sem ovos e leite, e por sorte conseguimos uma distribuidora muito boa, perto da nossa casa. O resto foi fácil, a salsicha vegetal vem de São Paulo”. Deu certo. O ponto foi escolhido pela calçada larga e iluminação, e porque não tinha cachorro-quente nas proximidades. Como vocês divulgam o negócio? É a propaganda “boca a boca” que funciona, mas eles usam o orkut também, “é onde divulgamos festas, lanches novos e aniversários”. Planos para o futuro? “Ainda não desistimos da nossa casinha de lanches, estamos planejando com calma, vendo alguns lugares e pensando em outras alternativas”. Continuem assim, meninos, sei de chef famoso que começou vendendo cachorro-quente. Eu me rendi e vou virar freguesa. O "Super Dog" fica na rua Manoel Pedro esquina com Munhoz da Rocha, no Cabral. Visite também: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=63897

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Procura-se


Precisamos descobrir quem é o chef de Paranaguá que está entre os nove semifinalistas do concurso de receitas promovido pela tradicional marca de produtos italianos Paganini realizado em parceria com a revista Gula. Alessandro Dirienzo concorre com o Risoto com mignon de avestruz, tangerina e castanha do Pará. O concurso recebeu nada menos que 9.700 receitas. O prêmio é uma viagem para conhecer a Itália com direito a acompanhante.

Programa obrigatório para quem é da área

Começa nesta terça-feira (23) e vai até o dia 26 de outubro o 1º Fórum Internacional de Gastronomia de São Paulo que terá aulas, palestras, degustações e jantares com os principais chefs do Brasil, Europa e Estados Unidos. O representante do Paraná é o chef Celso Freire, o único daqui. Veja mais detalhes no site www.prazeresdamesa.com.br. A promoção do evento é da revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac de São Paulo. Informações 11 2179-1199.

domingo, 21 de outubro de 2007

Para todos os bolsos

R$ 19,50 é quanto você desembolsa para saborear as delícias do Festival Gastronômico da Carne Caprina que o restaurante-escola Senac promove entre 22 a 27 de outubro, durante o almoço. Informações: 08006436346 ou no site www.pr.senac.br. Serão servidos mais de 20 pratos, desde entradas, pratos principais e até sobremesas com queijo de cabra. Já para participar do jantar enogastronômico que o Terra Madre Ristorante promove no dia 30 de outubro com o chef Emmanuel Bassoleil, do restaurante Skye do Hotel Unique de São Paulo, o valor é mais salgado, R$ 380,00. Reservas: 41 3335-6060.

Costela

Para quem gosta de costela, dizem que essa é muito boa, palavra de especialista no assunto. Com duas casas em Curitiba, o restaurante Costela no Rolete serve carneiro e porco, além de costela, é claro. O diferencial da casa é a grelha giratória, que aproveita o calor do fogo totalmente. Na última quarta-feira (17), acho que devido ao jogo do Brasil o movimento foi grande, Nick, o proprietário, teve que buscar reforço na matriz que fica no Bigorrilho para atender aos pedidos da filial no Bacacheri. Em breve, ele promete mais uma loja na cidade. Telefones: 41 3335-1575 (Bruno Filgueira, 2397) e 3256-2775 (Constante Pinto, 355). Fazem entregas também.

Dica: um site da rica cozinha lusitana

De acordo com meu amigo – fiscal de blogs – o site www.gastronomias.com é o site dos chefs da terrinha e tem algumas receitas malucas. Fui lá e constatei, o fiscal continua em forma. Acho que vale a pena dar uma passeada. Outra dica dele: www.italiaoggi.com.br/gastronomia, parece bom também. Agradecemos!

Mais Anquier


Jericoacoara, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo. Foi o caminho desse francês viajante em terras brasileiras. Chegou aqui em 1979 para passar um mês de férias, virou modelo, viajou o mundo e voltou para o Brasil, e depois virou padeiro “minha vocação, segui a tradição da família”, afirma. Já foi apresentador de TV, professor e hoje é empresário que faz um pouco de tudo: cozinha, dá aulas e comanda programas para a TV e para o seu site www.olivieranquier.com.br, mas insiste, “não sou chef, venho de um país em que gastronomia é tratada com seriedade e não tenho esse diploma”. Forno, fogão e Cia, O Francês, Diário de Oliver (que fez muito sucesso e está programado para voltar) e Programa da Tarde foram algumas incursões na TV. Apesar de tantas voltas na sua carreira diz que deixa a vida acontecer, “não costumo planejar muito”. Aloha, Malaika, Pain de France, Anquier são alguns dos estabelecimentos que já teve. Hoje, comanda tudo de um belo espaço, um enorme loft de mais de 750 m² no bairro de Pinheiros em São Paulo, que é escritório, estúdio de gravação, cozinha e parece sua casa, “acho que sou um privilegiado, seria maravilhoso se todo mundo pudesse trabalhar assim. Trabalho para mim é prazer”. O que é preciso para ser um bom chef? “Entusiasmo facilita muito”, diz. Chef que admira? Alex Atala, “é um bom exemplo de alguém que coloca entusiasmo no que faz, ele se reinventou e venceu”. Receita de sucesso? Simplicidade e autenticidade, “tomate ao invés de molho em lata”. O que é preciso para vencer? Observação, antecipação e adaptação. Falou e disse, com propriedade. E respondendo a pergunta que todas as mulheres fazem: ele é bonito mesmo!

sábado, 20 de outubro de 2007

Mão na massa


O jantar e a aula de Anquier que inaugurou o Espaço Gourmet do Pátio do Arvoredo teve: salada de laranja com camarão e tartare de salmão, carré de cordeiro com batatas e pêra, profiterolis com sorvete e calda de chocolate.

Elogios


O cardápio do almoço servido para Anquier e jornalistas na quinta-feira (18/10), preparado pelo chef Newton Oliveira (na foto), foi muito elogiado. O tournedo de mignon com crosta de castanha, acompanhado de risoto de vinho de colônia ao molho escuro de carne agradou.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Olivier Anquier



Comer uma empada do Caruso. Esse foi o pedido que Olivier Anquier fez hoje ao chegar em Curitiba para inaugurar a cozinha do Pátio do Arvoredo em São José dos Pinhais. Ele (desculpem, não resisti a foto clássica) atendeu a imprensa durante um almoço - impecável - preparado pelo chef do restaurante Cielo Verde Newton Oliveira. Depois conto mais.

Bom começo



A entrada, uma salada de endívias com frutas, servida no almoço com Olivier Anquier ficou por conta do restaurante de comida asiática Basmathi, inaugurado há um mês no Pátio do Arvoredo.

Enogastronomia espanhola na Vino! Batel



Programa certo no dia 26 de outubro em Curitiba é o evento promovido pela lojaVino! em parceria com o restaurante espanhol, citado inúmeras vezes aqui, o ElBulli. Ferran Centelles e David Seijas são os dois someliers espanhóis que vêm apresentar os vinhos da degustação: Garcia Viadero Albillo 2006, Val Viadero (Castilla & Leon); Castro de Vatuille Mencia 2004, Castroventosa (Bierzo); Valduero Crianza 2003 (RP 92), Bodegas Valduero (Ribera del Duero); D. Pedro de Souto Maior 2005 – Adegas Galegas (Rias Baixas); Hécula Monastrell, Bodegas Castaño (Yecla); Sierra Cantábria Crianza 2003 (Rioja); Quinta de Sardonia 2004 (RP 96), Peter Sisseck (Pingus). Na Vino! São Paulo o jantar acontece no dia 24 de outubro e terá um menu especial do chef Jefferson Rueda que acaba de voltar de um giro pela Espanha, onde visitou vários restaurantes estrelados. Para o jantar ele criou um menu degustação inspirado nos novos conceitos da gastronomia espanhola. Aqui, serão servidos tapas e a tradicional Paella Valenciana. Informações e reservas pelo telefone 41 3029-9988.

Durski, o premiado

O restaurante Durski, especializado na gastronomia ucraniana, recebeu duas estrelas do Guia Quatro Rodas e foi a única casa premiada com esta especialidade em todo o território nacional. Na edição de 2008, Curitiba tem um restaurante a menos do que no ano passado e ocupa a sexta posição no ranking das cidades com mais premiados pela publicação. Ostentam uma estrela do guia aqui: Boulevard, Chalet Suisse e Terra Madre (cozinha variada), Cantinho do Eisbein (alemão) e o Villa Marcolini (italiano).

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Olivier, o primeiro

Olivier Anquier deve ser o primeiro de uma série de chefs convidados para ministrar aulas no Pátio do Arvoredo. Salada de laranja com camarão e tartare de salmão, carré de cordeiro com batatas e pêra, e profiterolis com sorvete e calda de chocolate é o cardápio do jantar servido amanhã (18) à noite. A harmonização dos pratos será feita com vinhos argentinos, chilenos e brasileiros. O evento terá o apoio dos três restaurantes do Pátio do Arvoredo: Bistrô Cielo Verde, Basmathi e Hoo Brazilian Coffee. O Pátio do Arvoredo fica na rua Manoel Ribeiro de Campo, 620, São José dos Pinhais. Informações e reservas 41 3383-5766. E para não se perder vai também o link com o mapa http://www.patiodoarvoredo.com.br/localizacao.htm

Virei fã

Noossa! Como ele escreve bem e conta coisas interessantes, tudo ao som de música clássica. Não percam: www.fabiofarah.com.

Paella



O Centro Espanhol do Paraná comemora o dia da Hispanidade, festa que celebra a união entre os povos de língua espanhola, com uma monumental Paella Valenciana no próximo domingo (21), às 13h . No ano passado mais de 700 pessoas participaram do evento, que tem ainda a apresentação do Grupo Folclórico do centro. As reservas podem ser feitas até o dia 19 pelo telefone 41 3332-6400 ou pelo email centroespanhol@centroespanhol.com.br. R$ 25,00 por pessoa.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

French Laundry Kitchen

Divirta-se com mais um pouco do French Laundry e seus pratos maravilhosos! Não ligue para as cenas tremidas do começo.

The French Laundry Restaurant with Thomas Keller

Conheça um pouco da cozinha do restaurante The French Laundry, que junto com Fat Duck e El Bulli está entre os melhores do mundo. Vale a pena.

El bulli

Eu falo muito do El Bulli e seu famoso chef Ferran Adriá aqui, se você ainda não o conhece veja o vídeo. Seu restaurante tem lista de espera de mais de um ano.

Buddah Bar em São Paulo


Chris Mello, do Estadão, anunciou a chegada ao Brasil do comentado Buddah Bar de Paris. Seu dono, o empresário francês Raymond Visan quer abrir 20 bares em três anos! No plano de expansão está ainda, em esquema de franchise, hotéis butique, spas e um novo conceito de restaurante com culinária japonesa. Todos chiquérrimos. Como a música é um atrativo importante para ele, e para os freqüentadores da casa, é claro, já está decidido que o DJ que vai tocar em São Paulo será treinado por Sam, o DJ do bar parisiense. Visite: www.buddha-bar.com.

Mais um café em Curitiba: HOO

Praça Espanha, um dos locais mais charmosos de Curitiba, vai ganhar mais um café: o Hoo Brazilian Coffee. De acordo com os donos, "um clube gourmet de café, com grãos nobres e baristas bem treinados". Além dos cafés especiais, farão parte do cardápio pratos leves e saborosos para o almoço e sobremesas. Será a segunda loja dos proprietários Marcos Block e Adônis Rique, a primeira funciona no espaço Pátio do Arvoredo, em São José dos Pinhais.

Para apreciadores de cerveja


O Espaço Gourmet Gastronomia promove palestra e degustação de cervejas especiais, entre elas: Pilsen, Kölsch, Weizenbier, Pale Ale, Dunkel, Strong Golden Ale e Weizenbock, todas da marca Eisenbahn. Será na semana que vem (25/10), às 19h. Como degustar, sua história e a lei de pureza alemã serão alguns dos temas abordados por Daniel Woll – editor do site www.mestre-cervejeiro.com, que vale uma visita. Mais informações pelo telefone: 41 3019-0437.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mais uma da Cuore di Cacao

Vamos preparar a torcida. No dia 22 de outubro, às 14h, os membros do Club des Croqueurs de Chocolat e um júri composto de personalidades, se reunirão a portas fechadas para degustar, às cegas, os chocolates competidores do mais importante prêmio de chocolate do mundo: L’Award du Salon du Chocolat, na categoria “Alliance et Chocolat” - bombom recheado que harmoniza diferentes aromas com chocolate. Entre os concorrentes está a loja Cuore di Cacao de Curitiba, das irmãs Carolina e Bibiana Schneider, com o “Samba”, que alia o sabor da banana, fruta tropical, com um toque de cachaça. “As bananas que selecionamos são cultivadas em Morretes”, contam. Boa sorte!

domingo, 14 de outubro de 2007

Comida dos astros - parte 2

É a continuação. Veja nota abaixo. Imperdível.

Comida dos Astros

Já que precisamos enfrentar a segunda-feira, ainda mais depois de um feriadão, nada melhor do que um pouco de humor. Vejam os vídeos dos chefs comediantes que se apresentaram no programa do Jô. A dica é de um amigo leitor. Uma ótima semana!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Risoto, esse bom companheiro


Risoto é um dos pratos mais simples da culinária e não faz muito tempo ficou famoso. Talvez porque o seu principal ingrediente, o arroz, seja um dos mais populares do mundo. A origem do prato é italiana e quase sempre é garantia de sucesso nos jantares. Eu aprendi a fazer risoto com o chef Sérgio Arno, um mestre. O segredo está nos ingredientes, no caldo utilizado (sempre ele, veja nota) e no modo de fazer. Você deve refogar a cebola picada na manteiga só até ela ficar transparente, depois acrescentar o arroz de boa qualidade sem lavar (os italianos são os melhores). O próximo passo é refogar levemente e colocar 2 copos de vinho branco (também de boa qualidade e acidez), isso para 400 g de arroz cru, que serve de 4 a 6 pessoas. Deixe o vinho evaporar quase totalmente. Em seguida, vá acrescentando o caldo aos poucos e mexendo sempre. Pode ser feito com frutos do mar, vegetais nobres, cogumelos, trufas, frango, enfim, uma infinidade de opções. Uma receita excelente é com camarões e aspargos frescos, que devem ser acrescentados quase no final do cozimento (cerca de 20 minutos para a quantidade acima) e devem estar pré-cozidos. Por último, você acrescenta a pimenta do reino moída na hora, queijo parmesão ralado (de ótima qualidade) e 1 colher de manteiga bem gelada para dar brilho. Não esqueça de provar e colocar sal, se necessário. O ideal é que tenha uma consistência mais líquida e o arroz esteja al dente. Outra receita é com fígado de galinha, que você deve fritar separadamente, temperar com sal e pimenta, flambar com um pouco de conhaque e colocar umas folhas de sálvia picadas. Qualquer dúvida, passe um e-mail para mim ( jussaravoss@gmail.com). Divirta-se e tenha um ótimo feriado. Volto na segunda.

Cozinha no sangue

Filha e neta de cozinheiros premiados, a tradição contou no caso de Anne-Sophie Pic, que conseguiu a cotação máxima do famoso Guia Michelin. Maison Pic é o restaurante da primeira mulher a receber o título “Chef do Ano” pela conceituada revista.

Cuore di Cacao em Paris

Chegar em casa e encontrar uma sacola da Cuore di Cacao e imaginar aquelas delícias feitas pelas irmãs Carolina e Bibiana Schneider é uma bela surpresa. Junto com o chocolate outra surpresa, igualmente boa, um convite, uau! A loja de Curitiba é a primeira chocolataria brasileira a participar do Salon du Chocolat de Paris, que acontece de 19 a 22 de outubro no Paris expo, Porte de Versailles (Halls 5/2 & 5/3 – stand A 30). É o reconhecimento pelo trabalho e dedicação da dupla. Parabéns! Quem não está na França pode conferir as novidades pelo blog www.cuoredicacao.blogspot.com que está muito legal. Muito sucesso, meninas! E vai um recadinho. Carolina: o chocolate está divino! Bibiana: o design é bárbaro! Amei, como sempre.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Vodca

Feita do centeio e das águas vindas da montanha, chegam ao Brasil as vodcas premium, com a polonesa Pravda, que é produzida na região dos montes Cárpatos, no Sul da Polônia, desde 1743. O emprego de alta tecnologia, como o sistema de destilação realizado em cinco etapas, é traduzida em qualidade. A Expand é a importadora. Em Curitiba, telefone 41 3078-1111. Já que estamos pela região, veja o documentário “Made in Ucrânia”, em cartaz na Cinemateca de Curitiba.

Viva a Bahia!



Casa cheia no jantar em benefício à Fundação Pró-Renal Brasil promovido pelo restaurante Durski. No destaque, Eliette Macedo Nery, diretora de eventos da fundação, feliz com o sucesso do evento, que teve como tema a Bahia.

Perfeito


Como é usual, o chef Junior Durski (na foto), do restaurante que leva seu sobrenome, proporcionou aos participantes da noite baiana um festival de sabores com muita competência. Ele elaborou um cardápio variado para o jantar em benefício à Fundação Pró-Renal ontem (9), que começou com um bolinho de aipim com carne seca. Vejas os pratos na seqüência.

Camarão ao leite de coco servido no coco verde.

Moqueca de lagosta, robalo com leite de coco verde e camarão à baiana.

Vatapá de camarão e frango.

Paleta de cabrito assado em forno a lenha e carne de sol com purê de aipim.

Sobremesa: cuscuz de tapioca, pé-de-moleque e cocada baiana.

Um sonho

Blini au saumon com crème moscovite, para mim, é alguma coisa etérea, algo indescritível. Experimentei pela primeira vez em Barcelona, cidade das entradas – tapas – maravilhosas e me apaixonei. E, estava lá, em um canto de honra na abertura no Anis Gastronomia, servido pelo chef Flávio Frenkel. É claro que já testei uma receita. Depois eu conto. Blini é uma espécie de crepe salgado servido com salmão, com creme moscovite e caviar. Um delírio. Como diz J.A. Dias no texto do livro Parigi (restaurante do grupo Fasano de São Paulo) “preciosa jóia da gastronomia”.

Orquestra

Flávio Frenkel conduz a nova cozinha do Anis Gastronomia inaugurada nesta terça-feira (9).

Flores, frutas e verduras na chegada do Anis Gastronomia


Anis: tudo impecável


O cardápio estava divino!

Chegou Anis Gastronomia


Flávio Frenkel e Carolina Malucelli abriram ontem (9) o catering Anis Gastronomia. A idéia do evento foi mostrar o espaço para a imprensa e convidados. Tudo estava perfeito. Na foto: Carol, Flávio e Janaína.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O outro Hervé

Já falei aqui do Hervé This – o mágico que inventou a nova onda da gastronomia, veja nota abaixo na dica para os chefs –, agora é para aqueles com viagem marcada para São Paulo. O restaurante Eau, que funciona no Grand Hyatt Hotel, trouxe para comandar a sua cozinha Laurent Hervé – do Maxim’s de Paris. Ele vai reformular todo o cardápio do local até o final do ano. Informe-se 11 6838-3207.

Olivier Anquier: ele vem


Nova data para quem aguardava a aula e o jantar com o chef Olivier Anquier. Ele estará no Pátio do Arvoredo, que abriga os restaurantes Cielo Verde, Basmathi e Hoo Café, em São José dos Pinhais, no dia 18 de outubro, inaugurando o Espaço Electrolux Gourmet. No cardápio: duas entradas (salada de laranja com camarão e tartare de salmão), um prato principal (carré de cordeiro com batatas e pêra) e uma sobremesa (profiterlis com sorvete e calda de chocolate). Os pratos serão harmonizados com vinhos argentinos, chilenos e brasileiros selecionados pelas sommeliers Simone Bueno e Anna Rita Zanier. O evento tem preços diferenciados para duas ou mais pessoas e começará às 20 horas. Informações e reservas 41 3383-5766.

Chef de Cuisine: mais uma oportunidade

O Espaço Gourmet informa que as inscrições para o curso “Chef de Cuisine” podem ser feitas até quinta-feira (11), mas corra porque restam poucas vagas. As aulas começam na próxima segunda. Mais informações pelo telefone (41) 3019-0437.

Anis Gastronomia inaugura nesta terça


Curitiba ganha, nesta terça-feira (9), uma nova empresa de catering, a Anis Gastronomia. A casa terá no comando a empresária Carolina Malucelli e o chef Flávio Frenkel. Já tinha dado uma nota aqui no blog sobre o empreendimento que tem tudo para dar certo. Carolina cursou Administração do Turismo e Hotelaria na Lynn University (EUA) e Chef de Cuisine – Restaurater no Centro Europeu, em Curitiba. Frenkel foi eleito o Chef do Ano em 2006 pela Revista Gula, estudou na California Culinary Academy e trabalhou em vários restaurantes. Foi proprietário do Blini e do Capoani Caffé. Durante sua gestão, o Capoani ficou entre os três melhores restaurantes contemporâneos do Brasil pelo prêmio promovido pela Folha de São Paulo e conquistou uma estrela do Guia 4 Rodas.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Você é chef? Essa é para você



Hervé This. Se não ouviu falar dele, guarde este nome. Ele está por trás da nova cozinha mundial. Hervé é professor da Escola Superior de Agronomia da Universidade de Paris e dirige o grupo de gastronomia molecular. Ferran Adrià é seu fã e segue seus ensinamentos para criação de novos pratos. No Brasil, Alex Atala utiliza suas técnicas e recomenda seus livros para quem está começando ou é do ramo: Révélations Gastronomiques, Lês Secrets de la Casserole e Um Cientista na Cozinha. A dica é também para quem me pediu livros em francês. Achou interessante? Então saiba que ele estará no Brasil, mais especificamente em São Paulo, entre os dias 28 e 31 de outubro, para falar sobre o assunto. Veja programação: dia 29/10, às 20h30, palestra na Universidade Anhembi Morumbi Campus Vila Olímpia sobre “os fundamentos da gastronomia molecular: o fazer culinário e a nova fisiologia do gosto”; dia 30/10, às 20h30, palestra sobre “a gastronomia molecular e seu impacto histórico” no Sesc Pinheiros; e no dia 31/10, às 15h, workshop sobre “a cocção e a emulsão do ovo de uma perspectiva físico-química” para professores e estudantes de gastronomia na Anhembi Morumbi Campus Brás. O convite foi da revista Scientific American Brasil, que aproveita a presença do cientista para lançar a série “A ciência na cozinha”, com três edições especiais sobre gastronomia molecular. Universidade Anhembi Morumbi Campus Vila Olímpia (rua Casa do Ator, 90, Vila Olímpia, zona sul, São Paulo, tel. 0xx11/3847-3000). Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, tel. 0xx11/3095-9400). Universidade Anhembi Morumbi Campus Brás (rua Almeida Lima, 1134, Brás, zona leste, São Paulo, tel. 0xx11/6090-4601).