Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sal, sal, sal




Até pouco tempo atrás, minha única preocupação era com o sal comum, quer dizer com o refino que tira as propriedades do produto, é um sal que queima na boca e não é tão saudável, mas não tínhamos muitas opções. “Sal não é tempero, não agrega sabor – realça”, escreveu Alex Atala no seu livro e foi com ele que descobri, há alguns anos, a flor de sal: “uma primeira nata de sal mais branca”. Depois vieram outros e fui começando a descobrir sabores e nuances que se instalaram definitivamente na minha rotina. Mas já estava bem satisfeita com as minhas descobertas quando li que o hotel Emiliano em São Paulo oferece 14 variedades para os seus hóspedes! É isso, o local tem um menu de sais em seu restaurante. Nunca tinha ouvido falar do Murray River da Austrália (usado para temperar vieiras!) e o Kala Namak da Índia (ideal para pratos vegetarianos). Na foto minha pequena coleção: Guérande; sal defumado; salish; lava preta do Hawai; sal rosa do Himalaia; sal com trufa; e o especial Maldon, que é maravilhoso, pode acreditar, tem diferença. O caderno Paladar do O Estado de São Paulo fez uma edição sobre o assunto falando até do pré-sal.

4 comentários:

mario disse...

Ju, tem uma loja em Paris, pertimho da Fauchon,onde vc. encontra variedades do mundo inteiro. É mara!!!!!

Jussara Voss disse...

Meio longe...

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi, Jussara,
Adoro fleur de sel e ganhei estes dias um com aroma defumado também delicioso. Dá uma textura especial aos peixes, camarão, foie-gras.
Na França estão usando em doces, com caramelo. Fica um contraste maravilhos. É um pouco longe, mas para que for a Paris, vale experimentar o macarron com fleur de sel do Pierre Hermé. Vale pelo macarron e pelo contraste doce-salgado.
bjs
Ana

Jussara Voss disse...

Oi Ana! Tenho um defumado também, achei ótimo!
Também já experimentei com doce e gostei, agora, macarron com fleur de sel, hum, fiquei com "água na boca".
Beijo, Jussara