Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Viva 2008


Encerro por aqui as atividades de blogueira iniciada em setembro deste ano. Foi pouco tempo, mas adorei e espero muito mais em 2008, sempre espero... Volto em janeiro trazendo novidades de São Paulo, os desejos gastronômicos de chefs e goumerts e o que de melhor aconteceu para eles em 2007. Boas comemorações!

Filme do ano



Com o tema gastronomia, Ratatouille foi o filme do ano, é claro, não teve concorrente...

Acontecimento do ano – internacional


Acho que o acontecimento do ano foi o jantar que Charlie Trottrer promoveu em comemoração aos 20 anos do seu estabelecimento com os melhores chefs do mundo cozinhando. Cada um dos 80 convidados pagou US$ 5 mil. A renda arrecada foi para a escola Charlie Trottre’s Culinary Education que o chef mantém em Chicago. Depois conto mais.

Acontecimento do ano – nacional

Aqui, acho que “o” acontecimento foi a vinda do chef Alain Ducasse. O chef mais estrelado do mundo, que administra 44 restaurantes e uma escola de formação de chefs de cozinha, esteve no Rio de Janeiro no segundo semestre para efetivar a parceria com a Universidade Estácio de Sá. Na época, o mestre profetizou para a repórter Alice Gramato da revista Gula: “a gastronomia não tem mais fronteiras e o Brasil vai estar nessa competição em pouco tempo”.

P.S. um leitor me prometeu fotos do jantar preparado para o chef pelos alunos da universidade e não mandou, como não tenho o endereço dele para cobrar, minha esperança é que possa ler esta nota.

Prato do ano


Blini au saumon com creme moscovite e caviar saboreado em um restaurante russo em Barcelona. Adorei! Fiquei nas nuvens e fiz reverências... Lembram do famoso jantar do filme “A festa de Babette”? Pois é, blini foi uma das iguarias servidas.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Cheesecake


É só para sonhar com o cheesecake coberto com calda de frutas vermelhas e chocolate porque a Confeitaria Café Champagnat só reabre depois dos feriados. Telefone antes: 41 3335-5231.

Cidade vazia, restaurante cheios!


A cidade está vazia, uma delícia, sem engarrafamentos ou filas, opa, antes que alguém me corrija, não é bem assim, fila tem, os poucos restaurantes abertos estão lotados. O Godines é um exemplo e a maravilhosa torta de laranja da foto é de lá.Outro restaurante lotado nesses dias é o Bar do Victor. Fui experimentar o king crab que está sendo servido na tradicional casa. Estava muito bom, mas acho que fico com o nosso caranguejo, que é mais saboroso. Comi também camarão ao bafo, estava ótimo. Os dois restaurantes são indicação certa. O primeiro por ser o melhor restaurante "por quilo" de Curitiba, que oferece pratos da cozinha americana, e o segundo pela tradição de bons frutos do mar. O Godines fica na Alameda Princesa Isabel, 1727. Telefone 41 3024-0322. O Bar do Victor fica na rua Lívio Moreira, 284. Telefone 41 3353-1920. Em tempo: mudou o dia em que a chef Eva Santos faz o menu-degustação, agora é na quarta-feira.

Sorvete com calda


Se você não tem a sorte que eu tenho de ter uma tia que me presenteia com um pote de sorvete caseiro, não tem problema, existem boas opções no mercado. Gosto do La Basque e do Häagen-Dazs. Para acompanhar uma taça de sorvete nada melhor do que uma saborosa calda. Pegue framboesas frescas, lave-as, coloque açúcar e deixe cozinhando até engrossar, não precisa mais nada. Odiava quando não me davam as quantidades exatas de uma receita e cá estou eu fazendo o mesmo. Coloquei 4 colheres de sobremesa de açúcar para um pote pequeno de framboesas. Comece com pouco açúcar e experimente, não tem segredo. Sirva a calda quente. É muito bom.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Kamikaze: restaurante típico japonês

Kazuma - o dono do restaurante Kamikaze - ficou conhecido na cidade pela excelente comida, mas também pelo mal-humor, por não gostar de servir coca-cola e por ignorar as mulheres. Tem aí uma boa dose de folclore, é claro, Kazuma é boa gente, talvez um pouco temperamental, mas muito profissional, e tudo isso virou lenda e ajudou a construir a fama. Hoje, Juliano, o filho, mais simpático, é quem prepara o teppan-yaki – o carro-chefe do restaurante – que serve também sashimi e sushi como entrada, além de sukiyaki e tempurá. O pai ajuda a receber e atender os clientes. Já faz 11 anos que o restaurante Kamikaze saiu de Santa Felicidade onde reinava absoluto, mas você ainda lê no invólucro do hashi “novo endereço” - rua Bororós, 212, na Água Verde. Telefone antes para fazer reserva, pois o local só tem cinco mesas, que acomodam até oito pessoas em cada uma, e não esqueça de pedir indicação de como chegar lá, para não ficar “rodando quinze minutos', brinca Kazuma. Fone: 41 3242-2403.

Shanklish

Uma ótima descoberta, ainda em 2007, foi o queijo árabe de leite de ovelha. Conhecido no Oriente como queijo labaneh ou bebneu e no Ocidente como shanklish, shinklish, chenklich, ou ainda, sorke ou surke, é ótimo como aperitivo, mas pode ser usado em receitas mais elaboradas. Originário do Líbano, você encontra bons exemplares nacionais, como o da foto. Apareceram por aqui junto com os primeiros imigrantes árabes, há muito tempo. O tradicional é o seco, são aquelas bolas cobertas com temperos – o zahtar – uma mistura de pimenta calabresa ou menta e tomilho. O cremoso parece com a coalhada. O da Casa da Ovelha é branquinho e para consumir é só misturá-lo com um bom azeite de oliva e cheiro verde e pronto! Delícia! Você pode também usar em saladas ou sanduíche, combinam com tomate, azeitona, rabanete e pepino. Li que os mais famosos são os provenientes do litoral da Síria e os da região ao redor de Akkar, no norte do Líbano, de textura firme e quase brancos. As informações são da nutricionista Neide Rigo que tem um blog superexplicativo, visite http://come-se.blogspot.com. No portal da revista Caras (!) tem outras informações (http://caras.ig.com.br/cozinha/cozinha_63.htm) e uma receita do médico Roger Abdelmassih que mistura damascos secos, parece ser muito bom.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Frutas




Frutas, porque ninguém é de ferro...




Interlúdio

As palavras estão muito ditas
e o mundo muito pensado.
Fico ao teu lado.

Não me digas que há futuro
nem passado.
Deixa o presente - claro muro
sem coisas escritas.

Deixa o presente. Não fales,
Não me expliques o presente,
pois é tudo demasiado.

Em águas de eternamente,
o cometa dos meus males
afunda, desarvorado.

Fico ao teu lado.

É Natal!


Tanta coisa para se dizer, mas tanta coisa já foi dita...

Na verdade, inspirada por Cecília Meireles – sempre busco inspiração nos grandes poetas – digo que só precisamos de alguém, alguém que nos aceite e compreenda. E que junto com esse alguém tenhamos um bom alimento. Algo para nos confortar...também na alma...

Depois de ressaca, um maravilhoso blini, sempre refaz. Este é do Flávio Frenkel.

Para acompanhar, nem precisa ser champanhe, pode ser até um espumante. E, nem precisa ser caviar, pode ser ova, mas tem que ser feito com carinho e amor...

domingo, 23 de dezembro de 2007

Ainda procurando presentes?

Selecionei algumas sugestões de presentes para chefs, gourmets e amadores na Via Mundi, que fica na Carlos de Carvalho, 1036. Telefone: 41 3323-3435. Veja fotos.

La mandoline

Nunca tinha visto um “mandoline” tão completo! O utensílio que não pode faltar em uma cozinha, pois corta tudo sempre igual e com precisão, é bárbaro. O da foto é um profissional, é claro, mas existem outros menores e mais baratos, só que esse é o máximo, não acha?

Panelas de titânio


E o que eu posso dizer mais sobre as panelas da empresa dinamarquesa Scan Cook? São totalmente antiaderente, não necessitam de óleo; têm um fundo difusor de calor, que permite uma distribuição uniforme (você pode fritar vários filés que todos vão cozinhar igualmente); que podem ser usadas no forno, os cabos suportam até 260ºC; que a tampa transparente permite visualizar o estágio do cozimento; que para lavar é só jogar água fria e elas estão prontas para serem usadas novamente. Nada mais a declarar, vou sonhar com uma...

Pinça









Não é um achado essa pinça com apoiador para cortar carnes?

Silicone


O silicone está por toda a parte e a linha de colheres e afins da
Via Mundi é bem completa. Não gostei muito do material, pois os primeiros produtos que comprei logo ficaram manchados, ou se desintegraram - problemas do mercado local que não é de boa qualidade -, me garantiu o dono da loja, que tem as melhores marcas importadas. Vou tentar mais uma vez, porque as peças são lindas e funcionais. A oferta de produtos de silicone aumentou muito e vai desde escorredor de arroz até peneiras como a da foto, além de muitos outros.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Música

Além de ser apaixonada por gastronomia, não vivo sem música, artes em geral, design etc., acho que tudo faz parte do mesmo “pacote”. Por isso, o blog tem música agora, um presentinho aos bleaders (leitores de blogs). Fiz a seleção no “My flash fetish” – um site de música muito legal. Espero que gostem. Não perca o “Gotan Project”, que “revisita” o tango (gotan), muito bom, foi sugestão da filha de uma amiga. Para parar ou trocar de música altere nos “botões”, ou peça socorro pelo e-mail...

Cláudia Kraspenhar




Ela é de Foz do Iguaçu e não veio para cá decidida a ficar na capital, sua intenção era só fazer o curso de chef de cuisine do Centro Europeu e voltar para tocar o bufê que já tinha na cidade, mas gostou daqui e foi ficando. Transferiu o bufê e trabalhou com eventos durante mais ou menos um ano até, por sugestão do chef e professor Bressanelli, aceitar o convite de Eduardo Deboni para comandar a cozinha do restaurante Edvino (veja nota ao lado em “restaurantes”). Tudo muito rápido para Cláudia, que chegou a advogar por um ano até optar pela gastronomia definitivamente, transformando a paixão pela cozinha em profissão. Leia mais.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Bolos


Muffins

Mais muffins

Miniaturas para levar para casa

Bolachinhas para saborear

Deliciososo bolo de damasco

Sugestão de presentinhos

The Kettle


Tudo isso aí de cima está na casa de chá mais charmosa da cidade. Quando eu conheci o “The Kettle”, há 10 meses, fiquei fascinada – a casa de chá é ma-ra-vi-lho-sa! Sempre indico. O local ainda não apareceu aqui porque eu não tinha o blog na época, por isso estou me redimindo agora, época apropriada para perdões...”Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade”, assina a proprietária Barbara Ramina no menu. A empresária alemã, casada com um curitibano, trouxe o melhor para a capital paranaense. Chás pretos e verdes e aromatizados – os legítimos da camélia sinensis – e os chás de ervas e frutas – as infusões – acompanhando bolos, tortas, muffins (doces e salgados), entre outras coisitas saborosas. Receitas exclusivas elaboradas artesanalmente com ingredientes de qualidade. Ainda tem os produtos especiais, como o pastel de Belém, servido quentinho, delicioso; scones, típicos acompanhamentos para chás apreciados pelos ingleses; sandwichs; saladas; chás gelados, sucos, licores, cervejas, vinhos, espumantes e whisky. Vá, você vai se sentir em casa e aproveitar um pouco das boas coisas da vida. De segunda a sábado, das 14h às 21h. Alameda Prudente de Moraes, 236, telefone 41 3233-1978. Site: www.thekettle.com.br. Aceitam encomendas.

Hoo: café, café, café

Vamos aguardar, vem aí uma casa especializada em cafés, com muito charme e uma estrutura de fôlego. A promessa é boa. Estou falando do Hoo Alameda – um projeto conceitual desenvolvido pela BRO Assessment, empresa de consultoria especializada no desenvolvimento de soluções para estratégias de negócios. Adônis Rique (foto), um dos sócios, é apaixonado por café e montou com Marcos Block uma casa onde o líquido reina absoluto entre coadjuvantes. Uma idéia ambiciosa – o local tem capacidade para 90 pessoas e vários espaços, até um espaço Gourmet para flash class, cursos de baristas e eventos – que apresenta padrões internacionais de escolha de grãos, torrefação, moagem e preparo de cada tipo da bebida. A carta de cafés segue a linha internacional e a carta de drinques foi preparada pela barista n° 1 do Brasil, Isabela Raposeiras, responsável também pelo treinamento dos baristas que atenderão no local. O cardápio foi montado pela chef Lilian Oliveira, que depois de formada pelo Centro Europeu foi estudar na escola francesa Cordeau Bleau e estagiou com Laurent Grouleau, o pâtisserie mais competente que já passou por Curitiba. Vamos esperar pelos deliciosos macarrons .. Jóias criadas por Sílvia Döring especialmente para a casa, que têm como conceito básico o formato e a cor de grãos de café, já estão fazendo sucesso. O projeto arquitetônico é de Cláudia Victorelli. Na Alameda Augusto Stellfeld, 1527, pertinho da praça Espanha. Abre oficialmente neste sábado. Sucesso!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Restaurante e quitanda

Acabo de ler na Folha de São Paulo sobre uma quitanda um pouco mais sofisticada do que as tradicionais porque também vende peixes, carnes e vinhos e tem um restaurante. O chef se beneficia dos produtos frescos da “horta”, não é o paraíso? Eu adoraria cozinhar assim. O chef é Murilo Pessoto e a quitanda, de comida de qualidade e bom preço, fica na na rua Matheus Grori, 159, Pinheiros, em São Paulo. A dica é do jornalista Josimar Melo.

Torre Eiffel e Alain Ducasse


O chef Alain Ducasse, que tem mais de 20 restaurantes, entre eles o do hotel Plaza Athenée de Paris, abre mais um no próximo sábado (22), agora no segundo piso da Torre Eiffel. No cardápio pratos franceses contemporâneos com vista exclusiva!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Catupiry

Já falei aqui das receitas que vão para o limbo de tempos em tempos. Daí lembrei de um ingrediente que ficou muito famoso entre nós: o queijo catupiry – referência no passado não muito distante, hoje, esquecido. Só podia ser esquecido mesmo, tudo tinha catupiry. No número de abril da revista “Prazeres da Mesa” o chef Alex Atala ressuscita o item relegado com uma receita de risoto de arroz preto e catupiry. Testei. É maravilhoso e bem fácil. Se quiser saber mais é só escrever, tem um link direto no canto esquerdo da página, ali em cima (no fale comigo). Arroz preto ou arroz proibido dá um post inteiro, na matéria assinada pelo chef famoso eu descobri o Ruzene, que é divino. Para variar eu o encontrei no Empório Francisca do Mercado Municipal – tem o endereço ao lado em lojas – mas tenho achado muitos produtos do Festval, aliás a loja da praça 29 de Março reformada está ótima.

Hoo Alameda Brazilian Club Coffee

O Soho Batel – aquela região charmosa nas proximidades da praça Espanha – ganha nesta sexta-feira (21) um espaço de excelência em café, o Hoo Alameda, que apresenta padrões internacionais de escolha de grãos, torrefação, moagem e preparo de cada tipo da bebida. A carta de cafés segue a linha internacional e a carta de drinques foi preparada pela barista n° 1 do Brasil, Isabela Raposeiras, responsável também pelo treinamento dos baristas que atenderão no local. O cardápio foi montado pela Chef Lilian Oliveira.

Programação de janeiro e presentes

O Espaço Gourmet Gastronomia já está com a programação de cursos de janeiro definida e disponível para reservas. Você pode também presentear alguém com uma aula ou um acessório. Gostei da idéia. Informações pelo telefone 41 3019-0437 ou pelo site www.espacogourmetgastronomia.com.br.

Cantar também faz parte da festa

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Horgânica: cultivos saudáveis


É assim com “h” mesmo o nome da empresa que o arquiteto Ronaldo Leão Rego abriu há quase dois anos e que tem ervas maravilhosas, que todos os cozinheiros precisam. Tudo é feito com muito capricho! Além de vender as ervas – alfavaca, alecrim, sálvia, variedades de manjericão, salsa, cebolinha e muitas outras –, Ronaldo oferece aos interessados a oportunidade de ter sua própria horta com todas as espécies em floreiras e vasos, com direito a assistência técnica e reposição de mudas. Era dele a horta maravilhosa no jardim do restaurante Vero, que infelizmente já fechou. Cada erva tem um manual com as explicações necessárias ao cultivo e não tem agrotóxicos, nem aditivos químicos. A idéia é preservar o sabor. Pode ser uma ótima opção de presente também. A-do-rei! Na foto a minha hortinha de apartamento: vasos com tomilho – uma das minhas ervas preferidas. Essas mudas são especiais, pois é uma variação com limão, pena que vocês não podem sentir o cheiro! Outro diferencial da Horgânica é a variedade, conversando com ele descobri que existem 360 tipos de manjericão no mundo, por exemplo. Ronaldo tem 13, o que já é um número expressivo, mas quer chegar a 30. Visite http://horganica.blogspot.com. O blog é uma graça e tem idéias de temperos, dicas, descrição das ervas e cuidados. O telefone da horgânica é o 41 3024-8287.

Essas meninas do Cuore di Cacau vão longe


O programa Mundo S/A – a revista internacional de economia da Globo News – mostrou nesta segunda-feira (17) o talento das curitibanas Bibiana e Carolina Schneider, donas da Cuore di Cacau. A chocolataria foi a única convidada para expor no Salon du Chocolat que aconteceu em Paris em outubro. Os números do maior evento do gênero são impressionantes: 14 mil m², 350 mil visitantes, giro de 12 milhões de euros, só o estande custa 10 mil euros, e as talentosas irmãs estavam lá mostrando seu trabalho ao lado das grifes consagradas. Foi muito legal ver as duas no programa, que contou até um pouco da história delas – chocólatras desde pequenas. Um orgulho para os pais, Solange e Paulo, que comandam a ma-ra-vi-lho-sa casa de massas Rosmarine. Em tempo: as duas lojas estarão fechadas de 25 de dezembro até 14 de janeiro.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Madero


Segunda-feira, 19h40, fila na porta do restaurante Madero, fazendo jus ao prêmio da revista gula de melhor hambúrguer e melhor carne. Dez pessoas esperam o restaurante abrir o que acontece pontualmente às 19h45. Poucos minutos depois, são 20h, e o restaurante está quase lotado – sinal de boa comida! Já nem comento mais sobre os sanduíches, que são deliciosos, mas veja a sobremesa e o vinho que acompanhou tão bem a "homenagem ao chocolate"! O Madero fica na rua Jaime Reis, 262. Telefone 41 3013-2300.

Homenagem ao chocolate


Mousse, sorvete, bombom de chocolate, brigadeiro de colher.

Vinho de sobremesa


Perfeito!

Bebidas e ceia


Se servir mais de um tipo de vinho, não custa lembrar que é necessário trocar de taça. Se não tiver taças apropriadas não tem problema, troque-as assim mesmo. Começar com espumante ou champanhe é uma ótima pedida, acompanha bem quase todos os pratos, só não dá para servir com a sobremesa, quando a escolha deve ser um vinho de colheita tardia, ou Madeira, ou Porto.

Mais uma do Edvino: ostras

O novíssimo Edvino, que além de restaurante é um bar de vinhos com 40 opções em taça e 300 rótulos na adega, serve ostras frescas de Cananéia, do litoral de São Paulo – as mais saborosas. O Edvino fica na Alameda Presidente Taunay, 533. Telefone para reservas: 41 3222-0037.