Conheça meu novo blog:
Vosso blog de comida no portal Bem Paraná.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Fim de semana ousado


Faz tempo que ensaio experimentar dois pratos dos chefs Alex Atala e Roberta Sudbrack, mas acabava partindo para outra receita, mais simples, confesso. Pois, neste fim de semana, consegui vencer essa barreira (ando com coragem e disposição) e parti para a execução de: “Timbales de confit de pato e alho-poró em duas texturas” (foto) e “Cogumelos marinados com foie gras e gelatina de pato com crocante de mandioca”. Aqui vale um aviso: o segundo prato é um pouco exótico e pode não agradar todos os paladares, eu gostei muito. São duas entradas sofisticadas que pedem “mentes e estômagos” receptivos. A maior dificuldade foi com o caldo de pato, isso porque sobrou pouco caldo na gordura do confit e precisei completar com caldo de frango. A dúvida: pela receita os cogumelos serias servidos crus, mas pela foto no livro achei que eram refogados, quem sabe não seriam marinados? Na receita não há explicação, mas o título dá uma pista. Será? Refogado ficou ótimo. Nota: para fazer o confit foram necessárias muito mais que as duas horas sugeridas na receita da chef, quase quatro. Logo mais publico as receitas.

4 comentários:

Unknown disse...

Tá comendo bem heim!!!!!!!!!!!

Jussara Voss disse...

O que se leva da vida?

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Jussara,
Adoro confit e já prepararei várias vezes. Faço no forno, com a porta um pouco aberta para que a temperatura da gordura fique entre 60° e 70°. Leva geralmente de 5 a 6 hs para ficar pronto. Escorro bem a gordura e na hora de servir passo sob o grill para que a pele fique crocante.
abraços
Ana

Jussara Voss disse...

Oi Ana, gostei da tua técnica, acho que é uma maneira mais prática de fazer do que a minha (faço no fogão e cozinho em banho-maria, depois no forno para esquentar e deixar crocante). Também adoro. Neste fim de semana fiz outra receita do Atala, que ficou muito boa. Abraço, Jussara